sábado, 29 de setembro de 2012

Reportagem de Setembro da revista Perfil Norte:

CRIANÇAS- MANUAL DE INSTRUÇÃO

Se você é mãe ou pai, já pensou: Ai! Criança devia vir com manual de instrução...
Isso acontece por causa do grande drama da educação e seus limites. Ninguém falou que educar é fácil, precisa de disciplina dos pais. Disciplina e atenção. 
Sim, a disciplina é dos pais. Porque a criança tem sua personalidade, mas muit
o do que ela é, vem do que chamamos EDUCAÇÃO. E a educação nada mais é do que ensinar a criança como a vida é, o que ela pode fazer, o que ela deve fazer e como enfrentar as situações do dia a dia.
Costumamos dizer que ter filhos faz de nós pessoas melhores, porque quando somos responsáveis por um outro ser mudamos nossos hábitos e nossa vida.
Se eu bato no meu filho quando ele não faz o que eu quero, estou sim ensinando algo pra ele, não tenham dúvidas. Estou ensinando ele que quando algo der errado, a solução é dar “umas porradas” em quem não fez o que a gente quis. Se eu não tenho livros não posso exigir dele o hábito da leitura.
90% da educação se resume em DAR EXEMPLOS...
Por outro lado, tenho que colocar os limites. Limite é orientar a criança o que ela deve ou não fazer. Mas na maioria das vezes o erro na educação está na medida. Limite demais, limite de menos.
Se eu não educo meu filho a escovar os dentes ele nunca vai escovar os dentes. Quanto a isso: Sim, não se engane, não existe fórmula secreta, temos que mandar todo dia, repetidamente, até ele aprender. Sim, é cansativo, temos que explicar o porquê, explicar a importância e consequências, é necessário.
Continuando, não existe criança que durma às 2h da manhã, existe pai e mãe que não colocam a criança pra dormir às 22h. E não é só uma questão de hábito, é uma questão de saúde. Dormir cedo, se alimentar bem, brincar e ter uma vida regrada e emocionalmente estável é importante pra formação da criança.
Devemos ensinar à criança que ela deve valorizar o descanso, o silêncio e o lazer. Temos que ensinar como eles terão qualidade de vida!
E limite demais também estraga, temos que deixar tomar banho sozinho, fazer tarefa sozinho (com nossa supervisão é claro). para aprender, a criança deve experimentar, tentar... Nada mais gostoso que ver a criança aprendendo a fazer um bolo ou ajudar a gente nas tarefas da casa. Não se iludam, eles conseguem e eles gostam.
Costumamos dizer que ter filhos faz de nós pessoas melhores, porque quando somos responsáveis por um outro ser mudamos nossos hábitos e nossa qualidade de vida.
Então vamos combinar, nem demais e nem de menos, educar certo é ter medida.
Muito amor e muito exemplo pra nossas crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário