domingo, 26 de setembro de 2010

Alienação Parental e abandono- Texto jornal Bom Dia



Agora é lei: o pai ou a mãe que detém a guarda da criança e falar mal do outro, dificultar ou até impedir o acesso ao filho será punido. Essa punição prevê acompanhamento psicológico obrigatório até a perda da guarda.
Quando um casal se separa muitas vezes a mágoa e o rancor são difíceis de evitar, mas quando há filhos a maior vítima passa a ser a criança que fica no meio das acusações. Sua mãe é isso... Seu pai é aquilo...
Essa lei com o tempo deverá, na minha opinião, ser mais abrangente e punir não só quem detém a guarda, mas qualquer um, pai ou mãe (e até os avós que seguindo a tendência estão criando os netos), que falar mal ou denegrir a imagem do ex companheiro para os filhos. Esse tipo de atitude é falta de respeito com o filho. Demonstra que a pessoa não está cumprindo com seu papel que é o de proteger os filhos de qualquer violência ou ameaça, seja ela física ou psicológica.
Temos ainda o outro lado da moeda: o abandono afetivo pelos pais. É comum crianças criadas por um dos pais e que convive com a constante ausência física, emocional e financeira do outro genitor, isso quando não dos dois.
O afastamento forçado ou por vontade própria dos pais é muito sério e afeta a criança. Ela irá crescer com esse sentimento de rejeição e de que “algo está errado”.
Todos nós devemos prestar atenção nas nossas atitudes e oferecer  para nossos filhos um ambiente saudável, feliz e seguro. A nossa casa deve ser um LAR. 
E um lar feliz, forma adultos felizes.









sábado, 18 de setembro de 2010

Curso TDAH

Medo de Dirigir- Jornal Bom Dia 15/09

Medo de dirigir

Todos nós temos os nossos medos. Mas às vezes o medo é muito grande e chega a limitar nossas vidas. Um desses medos é o medo de dirigir. Engraçado que ter medo de avião, de elevador ou coisas assim é praticamente “normal” em nossa sociedade, mas, o medo de dirigir costuma causar estranheza e o pior é que inicia na maioria das vezes um processo torturante de cobrança não só próprio mas dos que estão por perto. Assim, quem tem esse problema costuma não contar nada para ninguém com medo de ser  visto como aquele que “não sabe dirigir” e acabar sofrendo críticas e pressões.
O medo de dirigir é muito mais comum do que se pensa e muita gente  sofre com isso.  Pessoas com medo de dirigir passam uma vida inteira de limitações tendo que depender dos outros e usando as mais variadas desculpas para não dirigir: não tenho carro, o trânsito está pesado, não tenho prática...
Se você tem medo de dirigir faça uma reflexão sobre sua vida, suas ansiedades e como se sente inseguro em relação a algumas coisas.
Saiba que você não deve se cobrar para enfrentar esse medo de um dia para o outro. Para vencer o problema é necessário paciência, calma e tempo. Ter alguém que  o ajude (um parente, um amigo ou até um instrutor experiente) e que faça você se sentir  amparado e seguro no seu aprendizado é essencial. A procura por um psicólogo também irá facilitar sua vitória.
Lembre-se que cada um tem seus medos. Alguns têm medo de barata ou de altura, o seu é de dirigir e você é capaz de vencer isso.

sábado, 4 de setembro de 2010

Texto para jornal Bom - 01/09/10

Qualidade de vida
“A vida é uma correria”, “Estou estressado”, “Não agüento mais”, “tenho um milhão de coisas pra fazer hoje”. Você se reconhece nestas frases?
            Não se preocupe, você e a maioria dos leitores com certeza. Estar calmo e relaxado  é que é exceção. A regra é ansiedade e busca pela vida perfeita que UM DIA vai chegar. É o famoso: amanhã eu descanso! Amanhã eu namoro! Amanhã eu faço exercício!
            Ser feliz depende de você.
Falta de tempo não existe, o que existe é falta de prioridade. Organize suas prioridades e não se esqueça que lá no topo estão você e sua família. Ter excelentes noites de sono, boa alimentação, relacionamentos afetivos e familiares saudáveis entre outras coisas são metas totalmente possíveis .
            Refaça seus conceitos: de trabalho, de relacionamento  e de vida!
            Comece superando a ansiedade. Pare de sofrer por antecedência e não confunda responsabilidade com ansiedade. Mude o jeito como vê sua vida. Muita coisa muda quando você muda. Todo mundo tem obstáculos e problemas para enfrentar. Não se vitimize .Não passe uma vida inteira reclamando do outro, ele só vai mudar se ele quiser. Mude Você , faça o que é melhor para a sua vida.
            Outra dica importante é não estabelecer metas impossíveis: vou emagrecer, fazer ginástica e parar de fumar.. segunda feira. Isso não existe, e você sabe disso. Comece a mudar um pouquinho por dia. A cada dia, cada vez melhor.
            Qualidade de vida se conquista. Hoje.

Amor

Olá meus queridos! 
Na minha primeira postagem gostaria de dizer que sou uma mulher que ama muito. Amo meus alunos, meus pacientes, meus amigos, amo minha filha, meu marido, minha família e minha vida. Sou uma mulher de sorte! Amo muito minha profissão e tudo o que faço com ela: os atendimentos, palestras e principalmente o BEM
Vou escrever aqui os lugares por onde vou dar minhas palestras, meus cursos, minhas campanhas junto à comunidades carentes. Quero que vocês me acompanhem e dividam comigo a felicidade e realização de cada etapa.


Milhões de Beijos,
Tia Linda 


Meus primeiros alunos
Bairro São Jorge
(quando ainda existia favela)